OPINIÃO: A Segunda Ação para Melhorar o Calendário do Futebol Brasileiro: Respeito às Datas FIFA

MatériaMais Notícias

da prosport bet: Em texto anterior a este, o signatário propunha sete ações para o melhor desenvolvimento do calendário do futebol brasileiro. A primeira delas, adequação do calendário nacional ao calendário europeu, foi objeto da última redação. A segunda delas, o respeito às Datas FIFA, é objeto do presente escrito.

Nos últimos anos, a FIFA tem reservado, entre Agosto de determinado ano e Maio do ano seguinte, oito datas especiais para jogos de seleções – as conhecidas Datas FIFA. São datas em que os clubes não jogam, pois as datas são reservadas às seleções.

Nas Datas FIFA, são disputadas Eliminatórias da Eurocopa e de copas de outros continentes, Eliminatórias da Copa do Mundo e amistosos envolvendo seleções.

Infelizmente, e ao contrário do que acontece em todos os outros países, no Brasil as competições não são interrompidas em Datas FIFA. Uma lástima!

Ao não se fazer pausa nas competições de clubes quando há Datas FIFA, o futebol brasileiro é objeto das seguintes situações inadequadas:

– Concorrência de interesse do público entre as competições de clubes e competições de seleções, umas diminuindo a atratividade das outras.

– Impossibilidade dos clubes nacionais contarem com seus melhores jogadores em partidas oficiais, pois estes encontram-se cedidos às seleções.

– Rotina de jogos extenuante para os atletas não convocados, pois não há a pausa das Datas FIFA para que possam não jogar e, consequentemente, declínio físico destes.

Em função das situações mencionadas, é absolutamente inconcebível que haja jogos de clubes em Datas FIFA. Um calendário equilibrado, que contemple menos jogos oficiais possíveis por temporada para os grandes clubes, é capaz de evitar essa algaravia.

*Luis Filipe Chateaubriand é consultor de conteúdo do Bom Senso Futebol Clube e autor da obra “Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro”

RelacionadasFutebol NacionalOPINIÃO: A primeira ação para melhorar o calendário do futebol brasileiro: adequação a EuropaFutebol Nacional24/11/2015Futebol NacionalOPINIÃO: Sete ações para mudar o calendário do futebol brasileiroFutebol Nacional09/11/2015

Related Posts

Benneteau: 'Foi um absurdo Nishikori não jogar a Davis'

MatériaMais Notíciasda cassino: O francês Julien Benneteau realizou um de seus maiores desejos, voltar à Copa Davis. O tenista será um dos principais

Atlético-MG vence o QFC e garante classificação antecipada na Copinha

MatériaMais NotíciasVer Resumo da matéria por IANesta quarta-feira (7), o Atlético venceu o QFC por 3 a 0, em partida válida pela segunda rodada da Co

You Missed

Pelé é internado novamente para dar sequência ao tratamento contra o câncer

Atlético-MG vence o QFC e garante classificação antecipada na Copinha

Benneteau: 'Foi um absurdo Nishikori não jogar a Davis'

Fernando Fernandes desfila na Sapucaí: "Foi surreal"

Torcedora do Betis de 13 anos sonha ser treinadora e faz análises táticas

Atacante do Liverpool surpreende gandula e atitude faz sucesso na web

Game
Register
Service
Bonus